quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Surf - Período das ondas

A maioria dos surfistas conhece apenas o tamanho e a direção das ondas, ignorando a variável do período. Essa variável é caracterizada pelo tempo entre a formação de uma onda em relação a próxima, sendo de extrema importância na avaliação da qualidade e no tamanho final das ondas.
Um período de swell baixo acarreta em um mar não propício para o surfe, ou seja, ondas irregulares [conhecido também como mar mexido]. Já um período longo, além de favorecer ondas com mais qualidade para o surfe, propicia uma maior influência do fundo do oceano, favorecendo ondas maiores.

Quanto mais longo o período do swell, mais energia está acumulada embaixo da água, isto significa que as ondas do período mais longo crescerão muito mais do que ondas de período mais curto, por exemplo, uma onda de 1 metro de tamanho com um período de 10 segundos irá crescer para 1.20 metros quando chegar ao pico de surfe, enquanto que uma onda de 1 metro de tamanho com 20 segundos de período poderá chegar ao pico de surfe com mais de 4 metros, dependendo do formato do fundo do mar.


E O QUE OS VENTOS TEM A VER COM ISSO?

No que se refere ao vento, sua direção e intensidade são fatores que influenciam diretamente as ondas, com a sua direção sendo definida seguindo o mesmo padrão utilizado para o ondulação e sua intensidade (velocidade) expressa, geralmente, em Nós (KT) ou Quilômetros por hora (Km/h). Saiba mais sobre a formação dos ventos.

Em águas rasas, o vento direcionado da terra para o mar [vento terral ou off shore] favorece a formação de ondas tubulares enquanto o vento na direção oposta [vento maral ou on shore] tende a propiciar a quebra de ondas mais cheias ou “gordas”. Isso ocorre até um determinado nível de intensidade. Quando a velocidade é muito forte, o vento compromete a formação das ondas, com o vento terral podendo causar o retardamento da quebra de crista da onda, passando a “achata-la” ou deixa-la mais cheia. Já o vento intenso na direção maral pode resultar na aceleração da quebra da crista, promovendo ondas tubulares.

Sabendo disso, para obtermos previsões de ondas confiáveis, além de serem levadas em conta as informações referentes a direção da ondulação, a altura e o período das ondas, é preciso levar em consideração as características próprias de cada região onde se pretende surfar, em relação ao fundo do oceano [presença de gargantas e bancos de areia submersos], o quanto a região está exposta para receber a ondulação e o vento, bem como a sua intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário