terça-feira, 5 de novembro de 2019

Surf - Foi pego pela Água-Viva? Saiba como se virar nesse perrengue

A gente já te adianta: nada de xixi – ele pode infeccionar ainda mais a pele

As águas-vivas vêm ao litoral brasileiro para se procriar nas águas mornas do nosso verão, o que torna bem maior a chance de você trombar com uma no outside. Fique atento às dicas que podem ajudar caso você seja queimado por uma dessas “gelatinas”.

O verão brasileiro atrai diversos turistas que estão interessados em gozar da beleza natural do país. No reino animal isso não é diferente, e é também atrás do clima de acasalamento que as águas-vivas, principalmente as caravelas, migram das Malvinas (Atlântico Sul) para se reproduzir em águas mornas brasileiras (do Rio Grande do Sul a Pernambuco). Quase nenhuma praia escapa da invasão desses invertebrados marinhos e quando o clima esquenta, é comum se queimar ao entrar em contato com um deles.
Vidal Haddad Jr., professor de dermatologia da Unesp, explica que a incidência de águas-vivas varia de acordo com a região. Só a região Sudeste contabiliza 80% dos acidentes: “Na maioria das vezes são provocados por uma pequena água-viva chamada ‘reloginho’ e não há grandes consequências.
Os acidentes mais graves são causados por caravelas e cubomedusas (corpo quadrado), que podem aparecer no Nordeste”. Ao entrar em contato com uma dessas “gelatinas”, a forte ardência nos leva a crer que fomos queimados, porém, o que acontece é um envenenamento ocasionado pelos tentáculos.“As águas-vivas têm células de defesa que descarregam veneno e proteínas alergênicas na pele da vítima. O envenenamento causa dor intensa instantânea e inflamação no local”, explica o dermatologista.
O senso comum diz para urinar na região “queimada”, porém, essa prática é desaconselhada devido à possibilidade de infecção.
“Compressas de água do mar gelada e vinagre são medidas simples, baratas, fáceis de aplicar e efetivas, especialmente para acidentes de média gravidade”, conta Haddad. O professor diz que em casos mais graves, que podem ocasionar falta de ar, dor insuportável e arritmias cardíacas, é importante buscar um tratamento hospitalar.
Ainda de acordo com Haddad, jogar água doce no local é um grande erro, porque assim são disparadas as células venosas.






RESUMINDO…

01. Para aliviar a dor, faça compressas de vinagre, que diminuem o envenenamento, e de água do mar gelada, que funciona como anestésico.
02. Técnicas alternativas, como urinar, jogar Coca-Cola ou passar areia no local não funcionam e ainda podem infeccionar a região.
03. Nunca jogue água doce no local inflamado, isso apenas iria disparar mais células venenosas e aumentar a dor.

ÁGUA VIVA NA MESA?

Não são todas as águas-vivas que podem atrapalhar seu verão. A kurage, uma água-viva gigante que pode chegar a dois metros de diâmetro e pesar 200 kg, cultivada no Japão, é uma iguaria para quem tem o paladar exótico. Preparada com algas ou em saladas, a kurage é a única água-viva comestível, bem diferente das encontradas no nosso litoral.

Aqui no Brasil, alguns restaurantes servem o sushi de kurage a partir de R$ 10 cada unidade. Pratos mais elaborados saem a partir de R$ 35. verão brasileiro atrai diversos turistas que estão interessados em gozar da beleza natural do país. No reino animal isso não é diferente, e é também atrás do clima de acasalamento que as águas-vivas, principalmente as caravelas, migram das Malvinas (Atlântico Sul) para se reproduzir em águas mornas brasileiras (do Rio Grande do Sul a Pernambuco). Quase nenhuma praia escapa da invasão desses invertebrados marinhos e quando o clima esquenta, é comum se queimar ao entrar em contato com um deles.-


Fonte:
http://hardcore.uol.com.br/pego-pela-agua-viva-se-vire-nesse-perrengue/
Texto Rafael Thomé / Arquivo HC

Nenhum comentário:

Postar um comentário