segunda-feira, 23 de maio de 2016

Windows - Dicas para Windows 10

Muitos usuários já estão aproveitando o Windows 10, nova versão do sistema operacional da Microsoft. Um mês após o lançamento, ele já foi instalado por 75 milhões de pessoas – porque é bem melhor do que seu antecessor, o Windows 8.1, e porque é grátis. Porém, mesmo passados alguns dias desde seu lançamento, alguns ainda estão um pouco perdidos, sem saber como usar todas as novidades e o Windows 10 vem com algumas configurações de fábrica que você precisa mudar. Confira a lista com várias dicas muito úteis e aproveite no PC.

1. Ressuscite o anjo da guarda

O Windows tem uma função, chamada Restauração de Sistema, que salva automaticamente backups dos principais arquivos do sistema operacional –um dia, se o seu computador der problema, é só rodá-la para voltar no tempo e resolver tudo.

Esse recurso existe há 15 anos, e é o anjo da guarda do Windows. Mas, agora, a Microsoft inexplicavelmente o desligou. É fundamental reativá-lo.

Como resolver: aperte Windows + X no teclado, entre em Sistema e Proteção do Sistema. Na janelinha que aparecerá, clique em Configurar e Ativar a Proteção. Pronto.

2. Desative os sistemas de espionagem

O W10 é diferente dos outros Windows. Ele é bem mais invasivo, porque vem configurado para monitorar várias coisas – como o lugar onde você está, os sites que você acessa e até o jeito que você digita (informação que a Microsoft diz usar para “melhorar a experiência de digitação”).

É mais ou menos o que o Google e o Facebook já fazem – só que ainda mais intenso. Vale a pena desabilitar.

Como resolver: clique no botão Iniciar, entre em Configurações e Privacidade. Marque “Desativado” em todos os itens. Isso não resolve 100% do problema –o W10 contacta a Microsoft mesmo quando ajustado para não fazer isso. Mas melhora 90%. Importantíssimo.

3. Tire a Microsoft do seu pé (e do seu ombro)

O Windows 10 vem com o Microsoft Edge. E ele é um baita navegador. Chega a ser mais rápido e mais leve do que o Chrome e o Firefox.

Depois de anos e anos dando sobrevida ao terrível Internet Explorer, o pessoal de Redmond finalmente voltou ao jogo com tudo.

Mas o Edge tem um ‘pequeno’ problema: ele grava toda a sua navegação na internet – e manda para a Microsoft. Isso tem uma justificativa até nobre, ajudar a evitar vírus, mas é uma invasão de privacidade e tanto. Fundamental impedir.

Como fazer: abra o navegador Edge, vá em Configurações e Configurações Avançadas e desative a opção Filtro SmartScreen (é a última, bem no finzinho da lista).

4. Habilite as extensões de arquivo

Desde que o mundo é mundo, o Windows vem configurado de fábrica pra fazer uma coisa terrível: esconder as extensões de arquivo.

E isso é grave. Significa que, quando você recebe um arquivo, não tem como saber o que ele realmente é.

Se é um inofensivo TXT, um (quase) inofensivo DOC, ou um virulento JAR ou EXE, que vai estraçalhar a sua máquina e roubar seus dados. Ocultar as extensões de arquivo é ruim. Tem que mudar isso.

Como resolver: digite Extensões no campo de busca do Windows 10. Abra o item que ele vai mostrar e, na janelinha exibida, desmarque a opção “Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos”. Pronto.

5. Restaure os seus apps preferidos

Quando você atualiza o seu computador para o W10, os programas-padrão (quais deles fazem/abrem o quê) podem ser alterados. Isso geralmente acontece, e é um esforço –legítimo– da Microsoft para que você use os apps dela. Beleza. Mas você pode não querer, né.

Os programas mais espertos, tipo o Chrome, percebem esse golpe de Estado e mostram mensagens propondo desfazê-lo. Mas a maioria não. Se o Windows 10 trocou os seus apps por outros que você não quer, dá para mudar. 

Como resolver: digite Programas Padrão no campo de busca do Windows. Pronto.

6. Dê um jeito nas atualizações

Como você já deve saber, o Windows 10 trabalha com atualizações automáticas.

Você não pode escolher se quer ou não instalar os updates enviados pela Microsoft. Isso tem um lado bem positivo (ajuda a garantir que as pessoas estejam protegidas contra brechas de segurança), e outro bem negativo – se a MS fizer bobagem em alguma atualização, o que às vezes acontece e já aconteceu com o W10, você não tem como se defender.

Ela vem anyway, e detona a sua máquina. Mas contra isso não há o que fazer. O que dá para fazer é consertar o outro problema: impedir que o Windows 10 use a sua internet pra repassar a atualização para as pessoas perto de você.

É, ele faz isso. Deixa a sua rede lenta, e pode estourar a franquia de dados em conexões mobile.

Como resolver: clique em Iniciar, Configurações, Atualizações & segurança, Opções avançadas, “Escolher como as atualizações serão obtidas” e marque a opção “Computadores na minha rede local”.

Ufa. Agora o W10 não vai mais usar a sua banda para fazer o serviço da Microsoft. E você pode se sentir meio hacker – pois completou uma sequência enorme de comandos para fazer uma configuração que deveria ser trivial.

7. Não deixe ele liberar as suas senhas de Wi-Fi

É meio inacreditável, mas é verdade. (Pelo menos até hoje, quando escrevo este texto. A Microsoft está ciente da questão e, com as atualizações automáticas, o sistema pode mudar de um dia para o outro).

O Windows 10 tem uma função, chamada Wi-Fi Sense, que compartilha todas as suas senhas de redes Wi-Fi com os seus contatos – contatos armazenados nos serviços online Microsoft, ou seja, que você provavelmente não usa muito e nem sabe direito quais são.

Como resolver: clique em Iniciar, Configurações, Rede & internet. Vai aparecer uma listinha de redes. Role a janela para baixo até aparecer a opção “Gerenciar configurações de Wi-Fi”.

Entre nela e desabilite a opção “Sensor de Wi-Fi” (o nome é uma má tradução do inglês Wi-Fi Sense; ao contrário do que pode parecer, desabilitar a opção não afetará em nada o seu uso de Wi-Fi).

Pronto, é isso. Ajustes feitos, agora você pode desfrutar tranquilo do Windows 10.  Aproveite – e compartilhe este texto com os seus amigos. Abraço.

8. Personalize o menu Iniciar

O Menu Iniciar, após ficar de fora do Windows 8, voltou no Windows 10, com algumas melhorias. Agora há live tiles (blocos dinâmicos) para fixar aplicativos, que podem ser personalizadas ao seu gosto.

Clicando com o botão direito em uma live tile você pode redimensioná-la ou excluí-la. É possível ainda agrupá-las com programas semelhantes e criar vários grupos distintos dentro do menu Iniciar. Além disso, você pode redimensionar o próprio menu Iniciar, deixando-o maior, menor, mais largo ou estreito.

9. Ative os gestos rápidos no Mail

O novo app Mail do Windows 10 permite que você ative comandos por gestos. Isso é útil para quem está usando o sistema operacional em um aparelho híbrido ou um tablet. Para ativar o recurso, abra o aplicativo Mail e clique no ícone de engrenagem para acessar as configurações. Uma vez lá, clique em Opções e habilite a opção “Ver ações”. Defina também o que cada gesto fará quando você executar.

10. Desligue o recurso 'Acesso Rápido' do Windows Explorer

No Windows 10, ao acessar o Windows Explorer você visualiza uma lista com as pastas frequentemente acessadas e outra lista com os arquivos mais recentes. Caso não queira que essas informações sejam mostradas, abra o Windows Explorer, clique em “Exibir” e depois em “Opções”.

Na janela pop-up, clique no menu drop-down, ao lado de “Abrir o Explorador de Arquivos” e selecione “Meu Computador”, em vez de “Acesso Rápido”. O Windows Explorer vai voltar a ser como era antes.

11. Crie múltiplos desktops

O Windows 10 adotou o conceito de desktops virtuais, já presente em outros sistemas, como Ubuntu e Mac OS X. Para criar um novo desktop no Windows 10, clique no botão “Visão de Tarefas”, que se encontra ao lado do campo de busca na barra de tarefas. Daí, é só clicar na opção “Nova Área de Trabalho”, que se encontra no canto inferior direito e criar novos desktops ao seu gosto.

12. Alterne entre os vários desktops

Para navegar entre os vários desktops que você criou, basta usar a combinação de teclas WinKey + Tab e então, na parte inferior da tela, escolher a área de trabalho que deseja acessar.

13. Mova aplicativos entre desktops diferentes

Suponhamos que você tenha dois ou mais desktops ativos e queira levar um aplicativo do desktop 1 para o desktop 2. Para fazer isso basta ativar o visualizador de tarefas usando as teclas WinKey + Tab e então arrastar a janela do aplicativo desejado para dentro do desktop 2. Desta forma, você pode ter uma maior organização na sua área de trabalho. É possível ainda mover a janela do aplicativo para o botão “Nova área de trabalho” para criar um novo desktop apenas para aquele aplicativo.

14. Agende suas reinicializações

Por vezes, para completar a instalação de uma atualização, o Windows precisa ser reiniciado. Até o Windows 8.1, só podíamos adiar este procedimento por tempos pré-determinados, como 1 hora, 2 horas, etc. No Windows 10 é possível definir uma hora exata em que o computador será reiniciado.

Para isso, vá até o Windows Update e veja se há alguma atualização pendente. Em caso positivo, selecione a opção “Avisar antes de agendar reinicialização” em “Escolha como as atualizações são instaladas”. Assim, da próxima vez que o sistema precisar reiniciar para instalar um atualização, ele avisará e você poderá definir uma hora exata para isso.

15. Baixe atualizações de outras fontes

O Windows 10 possui uma nova maneira de baixar atualizações: usando a tecnologia P2P. Assim, você pode baixar um patch de correção diretamente dos servidores da Microsoft e também de outros computadores que já estejam com ele instalado. Para ativar esta opção, vá em Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Opções Avançadas > Escolher como as atualizações serão obtidas. Marque a opção “Computadores da minha rede local e na internet”.

16. Prompt de Comando atualizado

O prompt de comando no Windows 10 ganhou algumas novas funções, como a habilidade de copiar e colar (Ctrl C + Ctrl V). Para ativar estas novas funções, abra o prompt, clique com o botão direito na barra de título, clique em “Propriedades” e marque todas as opções da seção “Opções de Edição”.

17. Grave a tela do seu computador

A função Game DVR, presente no Windows 10, permite que você grave a tela do seu computador, com exceção de áreas do sistema, como o desktop ou Windows Explorer. Para usar o recurso, aperte as teclas WinKey + G e marque a opção “Sim, isso é um jogo”, na janela que aparecerá.

Você terá várias opções como tirar print da tela, gravar a janela que está em primeiro plano, gravar um gameplay e outros recursos.

18. Use o Modo Deus (GodMode)

O “Modo Deus”, ou GodMode, como é mais conhecido, desbloqueia algumas opções úteis para usuários avançados. Por padrão, este modo é desativado, para evitar que usuários leigos mexam onde não devem.

Se você quiser navegar pelas opções do GodMode, crie uma pasta na área de trabalho e a renomeie para “GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}” (sem aspas). Assim, será criado um ícone com o nome de GodMode. Clicando nele, você verá inúmeras opções pertinentes às configurações do sistema.

19. Solitaire está de volta

Após ser banido da Windows Store no Windows 8, o clássico jogo Solitaire (Paciência) está de volta no Windows 10. Porém, ele não está em Iniciar > Programas > Acessórios > Jogos. Para encontrá-lo você deve pesquisar por “Microsoft Solitaire Collection Preview”.

20. Suporte mais prático e rápido

No Windows 10 os usuários podem ter ajuda do suporte da Microsoft de forma mais rápida e direta. Abrindo o Menu Iniciar e clicando em “Todos os aplicativos”, você poderá encontrar o app “Contatar o suporte”. Esta solução é bem intuitiva e fácil de usar. Com ela, é possível tirar dúvidas e resolver problemas a respeito de serviços e aplicativos Windows, bem como sobre contas e assinaturas, como as do Office 365.

Você pode fazer perguntas nos fóruns oficiais da Microsoft, conversar online com um técnico da companhia e até mesmo agendar uma chamada para que alguém do suporte ligue para o seu número.

21. Aproveite os mapas offline

Para você que usa o Windows 10 também em dispositivos móveis, como tablets e aparelhos híbridos e, em breve, nos smartphones, poderá baixar mapas para usar offline e assim poupar a sua franquia de Internet móvel. Para isso, abra o aplicativo Mapas e então clique na engrenagem no canto inferior esquerdo da janela. Na seção “Mapas offline” clique em “baixar ou atualizar mapas” para fazer o download dos mapas das regiões que você desejar.

22. Personalize ao máximo o seu Windows 10

Abrindo o Menu Iniciar e indo em Configurações > Personalização > Cores você pode alterar a paleta de cores do sistema. Ativando a opção “Escolher automaticamente uma cor de destaque em minha tela de fundo” uma cor vibrante ficará no plano de fundo das live tiles e ícones. Se você não gostar da cor escolhida, poderá definir uma na opção “Escolha a cor de destaque”.

Caso queira deixar o menu Iniciar, a barra de tarefas e a Central de Ações coloridas, basta ativar a opção “Mostrar cor em Iniciar, na barra de tarefas e na Central de Ações”. É possível também deixar estas áreas do sistema transparentes.

23. Habilite o Modo Tablet

Um dos recursos mais esperados no Windows 10 é o Continuum, que automaticamente alterna entre a tradicional interface desktop e a interface Metro, introduzida no Windows 8, quando você está usando um aparelho híbrido. Porém, se mesmo no PC você gosta da interface Modern (ex-Metro) e das janelas em tela cheia, pode alterar para o Modo Tablet.

Basta abrir a Central de Ações e clicar no botão que se encontra no canto inferior esquerdo dela, intitulado de Modo Tablet. Desta forma, mesmo se você estiver em um PC desktop, a interface será semelhante a de um tablet.

24. Deixando o Modo Tablet mais inteligente

Ao buscar por “Modo Tablet” no menu Iniciar, você pode ter acesso direto às configurações do Modo Tablet. Lá você pode fazer algumas configurações extras. Ao desativar a opção “Ocultar ícones de aplicativos na barra de tarefas no modo tablet” você não esconde os ícones fixados na barra de tarefas, mesmo que você esteja usando um tablet. Isso deixa a usabilidade muito mais rápida.

Você pode também configurar se quer que o Modo Tablet seja ativado assim que você ligar o Windows e, ainda, se ele vai iniciar direto no modo Desktop. No caso dos usuários que possuem um dispositivo híbrido, o sistema é capaz de reconhecer automaticamente quando há um teclado conectado e, assim, alternar entre os dois modos de utilização do sistema.

25. Apagando a partição do antigo Windows

Muitos usuários tiveram acesso ao Windows 10 por meio de uma atualização, que transformou o Windows 7 e 8 na nova versão do sistema operacional da companhia. Esse método, apesar de prático, ocupa muito espaço em disco. Se, por ventura, você precisar fazer um downgrade ou recuperar algum arquivo que estava no sistema antigo, o Windows mantém uma pasta chamada “Windows.old”, com as informações do antigo sistema do usuário.

Essa pasta ocupa vários GBs que podem ser preciosos para você. Infelizmente, não é possível apagá-la com um simples delete. Para se livrar dessa pasta e ganhar uns GBs de espaço extra, pesquise no menu Iniciar por “Limpeza de disco” e clique na segunda opção que aparecer, chamada de “Liberar espaço em disco excluindo arquivos desnecessários”.

Escolha a partição onde você deseja limpar. Quando a análise terminar, busque na janela pop-up que se abriu pelo item “Instalações Prévias do Windows”. Marque-a e depois clique em “Ok” para efetuar a limpeza e se livrar desses arquivos.

26. Gerencie as notificações do sistema

É possível controlar como, o quê e quais notificações o Windows apresenta. Para isso, abra o Menu Iniciar e clique em Configurações > Sistema > Notificações e Ações. Na seção “Notificações” você pode escolher que tipos de notificações podem aparecer. Você escolhe se quer ver notificações sobre dicas do Windows, notificações de aplicativos e se elas serão mostradas também na tela de bloqueio.

Além disso, é possível definir quais aplicativos podem enviar notificações ou não. Desta forma, se você quiser se concentrar no trabalho, pode desligar as notificações do Facebook e deixar apenas com que o aplicativo do seu trabalho lhe envie notificações.

27. Modo leitura no Microsoft Edge

O novo navegador da Microsoft, o Edge, traz o Modo Leitura. Nele, o usuário poderá se concentrar mais no conteúdo do texto, visto que esta função formata a página de forma que apenas o conteúdo apareça. Para ativar o Modo Leitura basta clicar no botão em forma de um livro aberto, que se encontra na barra de ferramentas do navegador.

28. Reativando a tela Iniciar (igual ao Windows 8)

Além dos novos detalhes gráficos, visualmente falando, o retorno do Menu Iniciar é a grande novidade do Windows 10. O espaço se apresenta agora como uma mistura bem interessante do Menu Iniciar clássico, presente até o Windows 7, e da tela Iniciar, disponível nas versões 8 e 8.1 do sistema operacional. Porém, o Windows 10 permite que você use tanto o Menu Iniciar quanto a tela Iniciar, igual a do Windows 8. Para isso, abra o Menu Iniciar e clique em “Configurações”. Na janela que abriu em seu computador, clique em “Personalização” e depois vá até a seção “Iniciar”.
Lá, ative a opção “Usar tela inteira de Iniciar”.
Depois, é só clicar sobre o ícone do Windows no canto da tela ou então usar a tecla do Windows presente em seu teclado para abrir a tela Iniciar tradicional, igual à do Windows 8. Obviamente, é possível restaurar esta função para o modo padrão do Windows 10 a qualquer momento.

29. Redimensione a barra de pesquisa

Uma das principais novidades da Barra de Tarefas do Windows 10 é a presença de um menu de pesquisa por meio do qual você pode pesquisar por itens na web e também em seu computador. Por padrão, este menu vem expandido, ocupando um bom espaço, porém, caso isso seja um problema, é possível resolvê-lo de maneira bem simples. Basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer ponto da Barra de Tarefas e ir até o menu “Pesquisar”. Lá, selecione a opção “Mostrar ícone de pesquisa” para diminuir o tamanho da barra de pesquisa. Se quiser deixá-lo grande novamente, opte por “Mostrar caixa de pesquisa”.
Caso deseje, você pode ocultar este recurso clicando sobre a opção “Oculto”.

30. Fazer logon em sua conta rapidamente 

Tradicionalmente, para sair de sua conta no Windows você abria o Menu Iniciar e escolhia a opção “Logout”. Ou então poderia usar o atalho Ctrl + L para tal, o que torna bastante ágil este processo. Porém, para quem não é adepto dos atalhos do teclado, fazer isso no Windows 10 ainda continua simples. Tudo o que você precisa fazer é abrir o Menu Iniciar e clicar com o botão direito do mouse sobre a foto de sua conta. Ao fazer isso, surge ali uma pequena aba com três opções, entre elas a opção “Sair”, que faz logout instantaneamente.

31. Personalizar a área de notificação

A tradicional área de notificação do Windows também ganhou novidades no Windows 10. Agora, você pode personalizá-la de forma avançada, selecionando quais botões de ações rápidas devem ser exibidos ali e também gerenciar individualmente os ícones de notificações de cada aplicativo. Para isso, clique com o botão direito do mouse em qualquer ponto da Barra de Tarefas e vá em “Propriedades”. Depois, na janela que surgiu na tela, clique em “Personalizar”.
Na tela de personalização, você conta com várias opções, então leia com atenção cada uma delas e ative ou desative alguns recursos conforme julgar necessário.
Outra forma de personalizar a área de notificação é clicando e arrastando qualquer ícone que é exibido ali. Assim, você define se um ícone deve ser sempre exibido ou deve ficar presente apenas no menu oculto deste espaço.

32. Personalizar cores e transparência do Windows

Talvez algumas pessoas estejam um pouco perdidas quanto à personalização do visual do Windows 10. Este recurso funciona de forma semelhante às versões anteriores do sistema operacional (W7 e W8/8.1), porém há alguns detalhes novos que podem estar confundindo usuários pelo mundo. Atualmente, para alterar a cor e o nível de transparência das barras do Windows é preciso acessar um menu especificamente desenvolvido para isso. Abra o Menu Iniciar e clique sobre o botão “Configurações”. Depois, clique em “Personalização”.
Agora, acesse o menu “Cores” e então será possível personalizar este aspecto do sistema operacional. Role a página até o final para visualizar todas as opções disponíveis e customize o visual do Windows 10 do seu jeito.

33. Visão de Tarefas e múltiplas áreas de trabalho

No Windows 10, você pode acessar a Visão de Tarefas, uma espécie de visualização panorâmica do sistema na qual é possível pré-visualizar todas as janelas abertas naquele momento. Para acessar esta modalidade, utilize o atalho Tecla do Windows + Tab. Ao acessar este menu, você pode adicionar novas áreas de trabalho virtuais ao sistema. Ou seja, é possível ter diversas Áreas de trabalho funcionando simultaneamente dentro do Windows 10, ideal para organizar melhor o seu conteúdo quando muitas coisas precisam ficar abertas ao mesmo tempo.
Se preferir, você pode utilizar o atalho Tecla do Windows + Ctrl + D para criar um novo ambiente. Depois, utilize Tecla do Windows + Ctrl + Setas direcionais da esquerda ou da direita para navegar rapidamente entre todos os ambientes abertos em seu computador.

Fonte:
http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2015/08/windows-10-lista-tem-20-dicas-para-voce-usar-no-seu-computador.html
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/7-configuracoes-que-voce-precisa-mudar-no-windows-10#1
http://canaltech.com.br/tutorial/windows/windows-10-dicas-para-usar-melhor-o-menu-iniciar-e-a-barra-de-tarefas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário